Título Mundial do Palmeiras completa 68 anos

0

Nesta segunda-feira (22), o Palmeiras em sua conta no Twitter divulgou imagens da partida que teve com a Juventus-ITA. Essa partida foi realizada no dia 22 de julho de 1951 pela Copa Rio. Ao empatar a partida final, jornais da época traziam a notícia de que o Palmeiras havia se tornado campeão mundial.

O torneio disputado na época era a Copa Rio, contudo era também conhecida como Torneio Internacional de Clubes Campeões.

Como foi a competição

Naquele ano o torneio teve 8 equipes disputando a taça, divididos em 2 grupos. No grupo do Rio de Janeiro estavam: Vasco (RJ), Sporting-POR, Áustria Viena-AUS  e Nacional-URU. Já no grupo de São Paulo: Palmeiras, Juventus-ITA, Estrela Vermelha-IUG, Nice-FRA.

Na fase de grupos o Palmeiras venceu dois jogos e perdeu um. Suas vitórias foram contra as equipes Estrela Vermelha e Nice com os placares de 2×1 e 3×0 respectivamente. Foi derrotado pela Juventus por 4×0.

Nas semifinais o Palmeiras enfrentou o Vasco, vencendo o primeiro jogo por 2×1 e empatando o segundo em 0x0. Já a Juventus nas semifinais enfrentou a equipe da Áustria Viena, empatando  o primeiro jogo em 3×3 e vencendo o segundo por 3×1.

A final teve duas partidas. Sendo que o primeiro jogo das finais em 18 de julho de 1951 o Palmeiras venceu por 1×0. No segundo jogo disputado no dia 22 de julho de 1951 as equipes empataram em 2×2. O resultado deu o título ao Verdão.

O ex-presidente da Fifa disse em entrevista que: “Devemos reconhecer que o Palmeiras foi o primeiro campeão mundial de clubes e ponto final. Foi o primeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here