Lenda Valdir Joaquim de Moraes morre aos 88 anos.

Valdir foi o primeiro treinador de goleiros do Brasil

0
41

O futebol nacional está de luto. Neste último sábado (11) a lenda Valdir Joaquim de Moraes morreu aos 88 anos de idade. Com a saúde debilitada há algum tempo, o ex-jogador faleceu por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado há quatro dias no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre-RS.

O velório de Valdir está sendo realizado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, e será velado até às 16h e, logo após, será cremado.

Valdir Joaquim retrospecto

Valdir Joaquim atuava como goleiro e com a camisa alviverde foi o terceiro goleiro com mais atuações pelo Palmeiras com 480 atuações oficiais ao todo. Ele ficou atrás somente de Marcos que atuou por 532 partidas e Emerson Leão que atuou em 620 jogos. Valdir é também o décimo jogador que mais atuou pelo Verdão.

Veja mais!  Bruno Henrique fora da estreia do Paulistão

A carreira do goleiro iniciou na extinta equipe Renner de Porto Alegre no ano de 1947, onde atuou até 1958, sedo campeão gaúcho antes de fazer história no Palmeiras. Ele se destacava por sua boa colocação, reflexo, coragem para sair do gol e rápida reposição de bola.

Nos seus 480 jogos oficiais com a camisa alviverde, Valdir venceu 291, empatou 96 e perdeu em 93 jogos. Ele ganhou o Campeonato Paulista em 1959, 1963 e 1966, o Campeonato Brasileiro em 1960 e 1967 (chamado à época de Roberto Gomes Pedrosa). Faturou também a Taça Brasil em 1967 e o Torneio Rio-São Paulo em 1965.

Valdir também esteve à frente da preparação dos goleiros da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982 e treinou o Palmeiras como interino. Ele foi o pioneiro no treinamento específico para goleiros, o que colaborou para o aperfeiçoamento técnico no Brasil.

Veja mais!  Deyverson se despede do Palmeiras

Confira abaixo um vídeo sobre essa lenda do futebol

Não deixe de acompanhar mais detalhes sobre o Verdão aqui no Palmeiras Notícias. Informações sobre as partidas, negociações e os bastidores do Verdão são atualizadas todos os dias.

 
Siga o Palmeiras Notícias também no Google Notícias, CLIQUE AQUI e em seguida aperte em "Seguir"   
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here