Não é novidade que o Palmeiras é considerado um clube referência entre os grandes e que a cada ano sua estabilidade se fortalece, assim como sua performance. Para confirmar isso, basta digitar nos sites de busca: Palmeiras resultados 2022, e logo poderá acompanhar o alto desempenho do verdão nos atuais campeonatos.
Entretanto, a construção dessa realidade é antiga e para chegar nesse patamar, o time contou com profissionais renomados tanto entre os atletas, como também equipe técnica. Além disso, o Palmeiras consegue se reinventar sempre que passa por algum momento de crise, como foi o caso quando passou pelo jejum histórico de títulos, de 1976 a 1993, e enxergou no patrocínio com a marca Parmalat uma forma de conseguir reestruturar sua equipe e voltar a compor o hall dos campeões.
Nessa trajetória, muitos jogadores brilharam e fizeram nome, mas são os principais treinadores que serão o foco desse artigo. Pois, sabe-se que por trás dos resultados de um time em campo, tem o trabalho árduo e específico de um técnico e sua equipe. Confira, então, os dois técnicos que mais trouxeram títulos para o “Porco” e fez história com o clube.
- Vanderlei Luxemburgo
A história do Vanderlei dentro do Alviverde é sinônimo de sucesso absoluto. O técnico foi o responsável pela saída do longo jejum de campeão estadual, em 1993. Atualmente, o Luxa é o técnico com maior número de títulos pelo Palmeiras, além disso, quando conquistou o campeonato paulista em 2020 à frente do Verdão, se tornou o treinador com mais conquistas do estadual. Ao todo, são 8 títulos conquistados com o time, quatro Paulistas (1993, 1994, 1996, 2008, 2020), dois Brasileiros (1993 e 1994) e um Rio-São Paulo (1993). Em 2020, quando questionado sobre seu retorno ao clube, Vanderlei revelou o desafio de competir com seu próprio passado. “Quando o Palmeiras me contratou, eu sabia da responsabilidade que eu tinha de voltar ao Palmeiras pelo passado e pelo presente. Sabíamos que tínhamos de conquistar, a primeira conquista foi a Florida Cup e agora o Paulista. As pessoas criaram uma desconfiança e tentamos quebrar isso”.
- Oswaldo Brandão
Oswaldo protagonizou um período famoso do clube, por desenvolver um futebol de alto nível. Com o alvinegro conseguiu a façanha de 7 títulos, entre eles, 4 campeonatos paulistas (1947,1959, 1972 e 1974) e 3 brasileiros (1969, 1972 e 1973). Foi durante o seu período no clube que o Palmeiras ficou conhecido como a “Segunda Academia” e que também conseguiu sair do jejum de 22 anos sem título.