Como o porco virou o mascote do Palmeiras

0

O periquito é o mascote oficial do Palmeiras, porém o  porco foi quem caiu nas graças da torcida. Há duas histórias para explicar a origem do apelido.

A primeira versão vem da época da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, o Brasil se aliava aos Estados Unidos declarando guerra ao fascismo italiano. Os imigrantes italianos que moravam no Brasil, sofreram preconceito e uma das formas de xingamento era de serem chamados de porcos. Nessa época o verdão teve de mudar seu nome Palestra Itália para Sociedade Esportiva Palmeiras.

A segunda versão, que é a mais popular, surgiu em 1969 após uma tragédia. Dois jogadores do Corinthians morreram em um acidente automobilístico e o prazo de inscrições de atletas para a disputa do Paulista havia encerrado. Desta forma o clube foi em busca de uma autorização da federação e dos demais clubes para inserir dois novos jogadores. Todos deveriam concordar, porém o dirigente do Palmeiras naquele ano discordou. A partir daí, os corintianos começaram a usar a alcunha porco como pejorativo em alusão ao episódio da tragédia.

Já na década de 80, João Roberto Gobbato, teve a ideia de usar o apelido em favor do verdão. Gobbato usou a fábula dos 3 porquinhos para ilustrar a inteligência do porco, porém a torcida levou tempo para aceitar esse apelido. Somente em 1986, no Pacaembu em um jogo contra o Santos que os palmeirenses gritaram “Dá-lhe porco” nas arquibancadas. No mesmo ano, o meia Jorginho Putinatti, posou para a revista Placar segurando um porco. Uma curiosidade é que o nome do porco mascote é Gobbato em homenagem ao João Roberto.

Mais histórias do Palmeiras aqui no site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here